segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sopa de cebola


Hoje para comemorar uma grande conquista fiz essa sopa de cebola!
Eu sempre gostei dessa sopa mas confesso que não sou fã de sopas... Depende muito da sopa! Mas a de cebolas é especial.

Uma das primeiras receitas que aprendi quando estudei gastronomia. Me lembro de uma ocasião em que quis conquistar uma pessoa e resolvi fazer a danada, que é facinha. Eu desatento e completamente preocupado com os beijos... acabei queimando a sopa! O resultado foi sair pra jantar em um restaurante francês.





Ao longo do percurso, me deparei com várias receitas e várias variações, algumas até meio esdruchulas! Funciona como um grande aprendizado, as vezes você aprende o não se deve fazer, rsrs.
Na França dependendo da região, cada village possuía sua receita, sempre muito simples pois a sopa de cebola ao contrário do que muitos pensam, é um prato pobre, de pequenos camponeses e famílias desbastadas. Ela foi ganhando essa notoriedade toda pela adaptação de grandes chefs querendo levar a cozinha camponesa pra dentro da cousine noir e ser uma estrela! O que também aconteceu com pratos como a ratatouille.

Vamos a receita dessa deliciosa sopa de cebolas:

Ingredientes

• 1kg de cebolas
• 1 colher (sopa) de manteiga, bem cheia
• 1,5 L de caldo de carne
• 1 colher (sobremesa) de açúcar
• 1 cálice de vinho branco
• sal e alho a gosto
• torradas para servir
• queijo gruyère para gratinar

Modo de fazer

Descasque e pique a cebola, deite em uma panela junto com a manteiga e deixe em fogo baixo para dourar, se quiser uma sopa mais clara não deixe queimar, eu até gosto de queimar a cebola, da uma cor bonita e um sabor meio amargo que contrasta com o doce da cebola. Ficando a critério de cada um.
Cebolas douradas é hora de colocar o açúcar e continuar mexendo. Vai dar uma cor bem bonita e um perfume delicioso! Mexa por uns 10 minutos. Acrescente o caldo de carne e o vinho deixando cozinhar por 20 minutos. Eu gosto tanto de usar vinho tinto quanto branco. A diferença esta na cor final e no sabor, se quiser mais leve, use o branco.
Sopa pronta e mais uma variação, eu gosto de uma sopa processada, enquanto o original seria uma sopa com os pedaços da cebola. Prefiro processar e deixar um aspecto mais liso e elegante. Assim sendo, coloque nos pratos com as torradas e o queijo, gratine até o queijo derreter um pouquinho e sirva imediatamente.

Bom apetite!

0 comentários: