terça-feira, 4 de outubro de 2011

O tomate seco de microondas


A mais ou menos 11 anos, eu havia sido apresentado a essa receita por um chef no qual eu auxiliava no Senac. Na ocasião desidratávamos ervas na cozinha, e quando descobri a técnica fiquei maravilhado com a facilidade, praticidade e resultado. Quis até montar uma banca pra vender ervas secas e ficar super rico! rsrsrs
A técnica de desidratar ervas é maravilhosa quando se descobre, pois sempre sobra uma restinho de salsa ou de cebolinha na geladeira.

A alguns dias me deparei com a chamada do programa Mais Você da Ana maria Braga, veja aqui, ela dizia que mostraria uma técnica de se fazer tomates secos muito fácil. Na hora nem me dei conta, pois pensei: "lá vem outra maneira mirabolante de se fazer tomares secos e vendê-los pelo triplo do preço pra você ficar milionário!"
Pois é assim mesmo que esses programas de culinária fazem, se fosse assim eu estaria mais que milionário hoje.




Foi então que a dois dias me perguntaram, não ao certo quem, se eu sabia fazer os tais tomates secos de microondas que a Ana Maria Braga havia ensinado no seu programa, na ocasião passou um filme na minha cabeça e me lembrei de Jaya Loyolla o chef que na ocasião me ensinou a desidratar alimentos utilizando o microondas.
Disse que havia feito a muitos anos atras... mas que gostaria de rever a receita.
Quando o Jaya me ensinou eu não anotei nada, nem sabia mais como fazer... precisava rever aquilo, pois quando se inicia na carreira de cozinha a gente sempre acha que vai lembrar tudo!

Atenção crianças que gostam de gastronomia, 
...que sabem fazer bolo e a tia diz que você pode ser chef!
Sempre anote tudo que aprende. Um dia pode precisar!

Fui ao site do programa procurar a tal receita, e tentei reporduzir direitinho, Ana Maria Braga me ensinou novamente, o resultado você confere abaixo, a receita apresentada no programa, com minhas fotos.


Ingredientes


  • 6 tomates cortados ao meio no sentido do comprimento sem sementes
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal

Azeite Temperado

  • 1 colher (chá) de alho laminado
  • 1 colher (sopa) rasa de orégano
  • sal a gosto
  • azeite até cobrir os tomates

Modo de fazer





  • Numa peneira coloque 6 tomates cortados ao meio no sentido do comprimento sem sementes, 1 colher (sobremesa) de açúcar e 1 colher (chá) de sal, misture bem e deixe escorrendo água por +/- 30 minutos.
Dica Importante:
o açúcar faz com que o tomate perca sua acidez natural, o resultado pode nao ser o gostinho esperado do tomate seco, posr isso se preferir nem o coloque na sua receita!

1ª etapa:

  • Num prato de micro-ondas (20 litros) forrado com papel absorvente coloque os tomates (escorridos) com a pele para cima e leve ao microondas em potência alta por 10 minutos.

2ª etapa:  

  • Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque novamente os tomates com a pele para cima sobre papel absorvente no prato e leve ao microondas em potência alta por 5 minutos.
  • Repita este procedimento trocando o papel absorvente e apertando cada tomate com um garfo a cada etapa.

3ª etapa: + 5 minutos

4ª etapa: + 5 minutos

5ª etapa: + 2 minutos

6ª etapa:

  • Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para baixo e leve ao micro-ondas por 2 minutos.

7ª etapa:

  • Aperte cada tomate com um garfo para sair água, retire-os do prato e troque o papel absorvente. Coloque-os sobre novo papel absorvente no prato com a pele virada para cima e leve ao micro-ondas por 1 minuto.
  • Após todas as etapas retire os tomates do microondas e deixe-os esfriarem. Depois de frios coloque-os numa tigela (ou vidro esterilizado) e cubra-os com azeite temperado com orégano e alho laminado. Sempre deixe-os cobertos com azeite para conservá-los por mais tempo.

Azeite Temperado

1°- Numa tigela coloque 1 colher (chá) de alho laminado, 1 colher (sopa) rasa de orégano, sal e azeite até cobrir os tomates e misture bem. Numa tigela (ou vidro com tampa) coloque os tomates secos e regue com o azeite temperado até cobrir todos os tomates.


Aproveite bem esses tomates! rs
Bom Apetite!

2 comentários:

Heron Xavier disse...

Seu blog é uma delícia Gustavo!!!

Muito boa esta receita, vou experimentá-la!

Unknown disse...

Adorei ! Principalmente a dica sobre o açucar, parabéns 😤