sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Gnocchi com carne seca ao molho branco


De tanto falar de gnocchi com um amigo me deu vontade de fazer para o almoço, ficou tão bom que repito no jantar. Ontem um amigo me pediu a receita de um gnocchi, eu passei mas me disse que não ficou muito bom, pensei no que poderia ter feito de diferente de mim... Pois receitas por mais que você passe direitinho as quantidades, sempre fica um segredinho esquecido. A maneira de se preparar os ingredientes é muito importante. Ele me disse que ficou muito mole, pode ser a maneira de cozinhar as batatas! Nunca descasque e pique as batatas levando-as assim para cozinhar. Elas vão absorver água e perder amido, assim pra fazer uma massa firme e com liga, só com "super-bond"! A grande dica é cozinhar as batatas com casca e inteiras, como fiz na apresentação para a tv do escondidinho invertido.




A combinação da massa com a carne seca e o molho branco é simples, regando com um fio de azeite fica a dica. Quem quiser pode colocar um cheiro verde... E até mesmo outras coisinhas. Eu queria muito colocar as ervilhas que estão no freezer, mas elas viraram bolsa térmica pro joelho de não posso falar quem! Rsrsrs

      Ingredientes

Para o gnocchi

• 1kg de batata
• 180g de farinha de trigo (equivalente a 1 e 1/2 xícara (chá)
• 1 ovo (as vezes uso apenas as gemas, dependendo da umidade da batata)
• 1 colher (sopa) de parmesão ralado
• sal ou tempero caseiro quanto bastar

Para o restante vamos precisar

• 400ml de molho branco (pode ser o pronto de caixinha)
• 500g de carne seca picada e cozida (já passei no blog como se faz todo o processo de dessalgar, o que nada te impede de ler a embalagem das carnes compradas embaladas no supermercado)

      Modo de fazer

Cozinhe as batatas com a casca para não perder o amido, prontas, passe no aparelho para fazer puré e seguindo dos demais ingredientes. Polvilhe aos poucos a farinha e vá mexendo incorporando na massa de batata, coloque o ovo (ou apenas a gema), a colher de parmesão e o tempero que quiser. Massa pronta, faça os rolinhos... Corte-os e coloque para cozinhar em abundante água fervendo, o cozimento é muito rápido! E quando eles subirem na água, estão prontos. Eu gosto de deixa-los por mais um minutinho depois de subir.
Gnocchi pronto e escorrido excesso de água, coloque em uma vasilha ou mesmo no prato, coloque as carnes já feitas e finalize com o molho branco!

Para o preparo, não precisa ser necessariamente carne seca, substitua se preferir, por pedacinhos da carne da sua preferência. Ou ate mesmo outro molho... Como mesmo o delicioso molho de tomates! A receita do gnocchi é tão gostosa e combina com tanta coisa que fico realmente incomodado de apresentar apenas uma variação!

Bom apetite!

2 comentários:

Sabrina Mel disse...

Que tudo esse nhoque!! Ou melhor do italiano "gnocchi", como vc é chic!
Sempre esperamos o gnocchi com um molho a base de tomate, e mais uma vez vc me surpreendeu! Grande dica!

Gustavo Diniz disse...

pois é Sabrina, podemos variar nos molhos mas sem perder em devaneios. fica muito bom tb com molho branco e frutos do mar.