quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tomates assados com risoto de manjericão e queijo minas

Minha inspiração era fazer um risoto ontem a noite mas acabei por fazer hoje no almoço.

O manjericão tem um perfume maravilhoso, a casa fica toda perfumada. O cheiro me lembra a casa da minha avó. No quintal haviam alguns pés de manjericão, eu passava sempre batendo a mão por eles pra levantar o perfume... Doce saudade.

Como eu sempre digo, risoto e sempre muito fácil e a combinação do tomate com o manjericão e o queijo minas são igualmente deliciosas.

Ingredientes:

• 1 xícara de chá de arroz arbóreo
• 4 tomates maduros grandes
• 150g de queijo minas ralado
• algumas folhas de manjericão (reservar algumas para enfeitar)
• cálice de vinho branco
• 1l de caldo de frango
• 1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer:

Lave os tomates, corte na parte de cima uma tampa e na parte debaixo corte um pequeno pedaço, o suficiente para ficar de pé direitinho. Retire a poupa descartando as sementes. Pique essa poupa junto com o pedacinho do corte inferior e reserve.
Faça o risoto juntando o arbório a poupa do tomate e as folhas de manjericão, cozinhe com a adição do vinho branco, o caldo de frango e já cozido, termine com a manteiga e o queijo. Reserve para rechear os tomates.
Para ficar mais rápido, não precisa assar os tomates no forno, a dica é colocar cada um com a tampa por um minuto e meio no microondas em potência máxima.
Prontos os tomates, recheie com o risoto, enfeite e sirva ainda quente.

Fica lindo e gostoso!

0 comentários: