terça-feira, 29 de maio de 2012

Ratatouille ao meu modo


A mais ou menos um ano eu apresentei essa receita na casa de uma grande amiga. Os dias foram passando e eu fui guardando as fotos... Me esqueci completamente de publicar a receita, me sinto envergonhado de publicar agora apenas! Rsrsrs
Peço desculpas pois, muitos já viram algumas fotos desse ratatouille no meu mural no facebook, fiquei de providenciar a receita e ai está!

O dia que fiz essa receita foi delicioso! Pude rever a mãe de uma grande amiga que não mora mais no Brasil, que hoje se tornou também uma outra grande amiga. Pude conhecer a Cristina do qual eu já gostava muito de papos no facebook, e ainda me deu um livro de receitas em francês MARAVILHOSO!! Foi uma tarde muito agradável, outros amigos foram chegando para o almoço... Cristina fez um rocambole de doce de leite delicioso! Graça fez um gelado de abacaxi que estava divino! Nessa ocasião aproveitei e também fiz o meu Escondidinho Invertido, hehe.





Sobre o ratatouille: é uma receita do Séc XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. É prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa "picar, triturar", mas podemos traduzir também como "ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas». [Pequeno Dicionário da Gastronomia]
Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as berinjelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios pimentões e abobrinhas. 
No original francês, "ratatouille" é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite. (fonte: Wikipédia)

Vamos a receita do ratatouille ao meu modo:

Ingredientes

• 2 berinjelas médias
• 2 a 3 abobrinhas médias
• 3 tomates grandes s/sementes
• 2 cebolas médias
• 1 colher (sopa) bem cheia de alho triturado
• 1 colher (sopa) de orégano seco
• 1/2 colher (sopa) de tomilho fresco
• 1 colher (sopa) de páprica doce
• 1 maço de cebolinha para amarrar
• 1 cubo de caldo de legumes
• molho pesto para enfeitar
• azeite quanto bastar (não economize!)
• sal quanto bastar

Modo de fazer

Corte a berinjela em pequenos cubos de aproximadamente de 1cm e refogue com bastante azeite com o alho e 1 cebola bem picadinha até cozer, acrescente metade do oregano e do tomilho, retifique o sal e reserve.
Pique os tomates em pequenos cubos e refogue com o restante da cebola picadinha, acrescente a páprica o restante dos temperos e quando cozidos reserve.
Corte as abobrinhas no sentido do comprimento, em tiras, ferva 2 litros de água em uma panela grande com o cubo de caldo de legumes e cozinhe por apenas alguns minutos até ficar cozidas e menos firmes, e que dê para dobrar, reserve.
Ainda na água fervente, passe rapidamente as tiras de cebolinha na água para justamente ficarem mais maleáveis e bem firmes que dê para amarrar, também reservando.

O processo de montagem é muito tranquilo, faça com as mãos um círculo com a abobrinha e amarre com a cebolinha, se precisar corte as pontas do que sobrar para não ficar cebolinha demais na decoração.
Coloque no centro do prato que vai servir. Recheie com o ragoût berinjelas e por cima coloque o  ragoût de tomates. Enfeite regando com o molho pesto (receita aqui) e se preferir, coloque por cima uma folha de louro.

Pode ser servido morno ou frio.

Bom apetite!

0 comentários: