segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Linguine ao pesto com queijo do Serro



Até hoje não conheci uma pessoa que disse que não gosta de molho pesto! É delicioso mesmo, e pode ser uma boa dica pra quem quer uma comidinha rápida.

Gosto de fazer o molho e deixar na geladeira naqueles potes de maionese vazios que a gente sempre tem em casa. E quando da aquela preguiça é só fazer a massa e colocar aquela colherada de molho e servir.

Descobri que no jardim do meu prédio alguém plantou um pé de manjericão, já fui lá algumas vezes roubar uns galhinhos mas hoje resolvi pegar um pouco mais pra fazer um pesto especial. Nesta receita eu substituí o queijo parmesão, ingrediente da receita tradicional, pelo queijo da cidade mineira do Serro, um bem curado.


Quem conhece o queijo do Serro sabe que ele é delicioso! E caiu muito bem nessa receita.
Sempre faço uma quantidade grande de pesto e guardo na geladeira, mas essa receita fiz um pouquinho que deu apenas pra essa noite onde recebi convidados super especiais!

Ingredientes

• 1 xícara (chá) de azeite extra virgem
• 1 xícara (chá) de folhas frescas de manjericão
• 1/2 xícara (chá) de amêndoas s/pele
• 1 xícara (chá) de queijo do Serro curado, ralado
• 4 dentes de alho
• sal quanto bastar

Modo de fazer

Bata o alho e as amêndoas no liquidificador começando com 1/3 do azeite até deixar bem pastoso, acrescente o restante do azeite, as folhas de manjericão e o segredinho!!! Junte a mistura umas 2 pedrinhas de gelo, isso ajuda a deixar o molho mais verdinho, liquidifique mais uma vez. No final misture o queijo apenas para misturar ao creme. Reserve.

Molho pronto e na hora de servir, junte ao creme 1/2 xícara (café) de água fervente e misture tudo na massa servindo imediatamente.


Enfeite com queijo do Serro ralado.

Bom apetite!

0 comentários: