quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Raha de damascos - doce árabe de goma

A muito tempo venho com vontade de fazer esse doce. Me lembro que a alguns anos eu fiz e não tinha ficado bom, pois o segredo é fazer "a calda" certa!

Os doces árabes são todos deliciosos e tirando os folhados (rsrs) são muito fáceis de fazer. Nessa versão de raha usei damascos secos triturados.

Ingredientes:

• 02 xícaras de chá de açúcar cristal
• 4 1/4 xícaras de água
• 3 colheres (sopa) + 1/4 de xícara de amido de milho
• 01 colher (chá) de água de rosas
• 150g de damascos secos triturados
• 1/4 xícara de chá de açúcar refinado
• óleo para untar

Modo de fazer:

Em uma panela, misture o açúcar cristal com 2 xícaras de água e ferva até formar uma calda CLARA em ponto de fio grosso (fogo baixo). À parte, dissolva as 3 colhera de sopa de amido de milho em 2 1/4 de xícaras de água e ferva até formar uma pasta que desgrude da panela.
Misture a pasta a calda aos poucos em seguida vigorosamente, adicione a água de rosas e nesse caso os damascos secos triturados, continue misturando forte ate desfrutar da panela. Não deixe caramelar!
Despeje em uma forma untada com óleo e deixe esfriar.
Corte depois de frio em quadradinhos e passe no restante do amido com o açúcar refinado e sirva!

Confesso que os meus ficaram escuros... Devo ter deixado a calda engrossar demais, e como disse, o segredo esta na calda.
E quando estiver fazendo a calda lembre-se:
NÃO ATENDA O TELEFONE!!! (rsrs)

1 comentários:

Labaki disse...

ahuahauhahahauhah
"Não atenda o telefone" foi boa. xD
Caramelos e caldas em geral são f***. Demoram uma eternidade pra chegar às imediações do ponto, e passam do ponto entre uma piscada e outra. Como vc nunca sabe qual é a piscada em que isso vai acontecer, tem que ficar colado na panela o tempo todo.