quinta-feira, 12 de julho de 2012

Caponata simples


De noite bateu uma vontade de comer uma coisa diferente, mas como essa vontade vem todas as noites, tem noite que ignoro. Mas quando a sua mãe chega pra você e pergunta: tem duas berinjelas na geladeira, o que faremos com elas? Você responde: ainda tem azeitonas? E fica tudo programado automaticamente no cérebro!

Confesso que não sou o maior fã de berinjelas, mas sempre como as que eu preparo. Será que a berinjela dos outros me incomoda? Vai saber... Vamos lá para essa receita que é muito simples.


Comi na casa de um grande amigo uma caponata de berinjelas apenas com azeitonas e adorei a idéia. Ele ganhou de uma vizinha e ao meu ver poderia estar melhor, mas estava ótima!! Na hora me veio a lembrança e resolvi fazer ao meu modo, com bastante alho! Rs


Ingredientes

• 2 berinjelas médias
• 1/4 de cebola picadas
• 8 dentes de alho amassados
• 1 xícara (chá) se azeite - mais se necessário
• tempero caseiro quanto preferir
• 1 xícara (chá) de azeitonas picadas
• orégano, salsa, manjericão desidratados quanto preferir
• 2 colheres (sopa) de vinagre branco

Modo de fazer

Em uma panela no fogo, refogue no azeite o alho, a cebola e seu tempero caseiro, acrescente as berinjelas cortadas em cubos não muito grandes.


Acrescente os temperinhos, orégano, salsa e manjericão. Deixe os pequenos cubos puxarem o azeite para depois de cozidos, soltarem novamente o azeite na receita. Refogue por aproximadamente 7 a 8 minutos e quando estiver quase pronto, acrescente a azeitonas picadas. Você pode perceber que na minha receita, existe umas pontinhas vermelhas, pois usei azeitonas recheadas com pimentões, que para mim, nada mais é que nada! Não tem gosto de nada, nem tem cor de nada... gosto de brincar com amigos que são pedaços de mamão verde tingido, rsrs.

Depois de cozido, acrescente o vinagre e veja se precisa de mais, confira o sal... e acrescente mais azeite se quiser, eu gosto de muuuito azeite!

Espere esfriar um pouco e coma com seu pãozinho.

Uma boa variação é fazer brusquetas, coloque em fatias de pão com um pouco de molho de tomate, salpique queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Pronto, você já tem uma deliciosa entrada ou um belisque para receber os amigos.

Bom apetite!

0 comentários: