A caponata é um cozido de berinjelas, tomates, cebolas e outros vegetais, tem origem ao contrário que se pensa, na região da Catalunha na Espanha. Muitos a relacionam como uma receita italiana, mas por aqui já era conhecida pois em qualquer roça temos esses ingredientes. Preferi retirar dessa receita a berijela e a fazer de uma maneira bem simples e mineira.
Trago da infância muitas lembranças de pratos feitos com abobrinha, meu pai costumava plantar no quintal de casa, e como qualquer criança eu torcia o nariz. Quando fui crescendo pude perceber o perfume da abobrinha sendo cozida. Minha avó a preparava com ovos... Lingüiça... Fazia tortas... Eu depois fui acrescentando em recheio de massas e crepes.
Faço um crepe de abobrinhas que minha mãe ama!
Nessa simplicidade de ingredientes, misturados, surpreende pelo seu cozimento rápido. E deixou além de um perfume super agradável na casa uma fome em quem aqui estava! Rs
Ingredientes:
• 1 abobrinha de aproximadamente 900g
• 10 mini cebolas cortadas ao meio
• 300g de tomatinhos cereja cortados ao meio
• 3 dentes de alho amassados
• azeite e sal quanto bastar
Modo de fazer:
Deixe esquentar bastante uma panela de fundo grosso, coloque as mini cebolas para quase queimar, é bem rápido, se a panela estiver bem quente.
Coloque o alho, refogue rapidinho e coloque as abobrinhas já cortadas e sem as sementes. Quando perceber que já esta cozida, jogue os tomates e deixe por 3 minutos e desligue.
Sirva em seguida quentinho em cima de torradas, ou guarde em potes na geladeira e sirva quando quiser!
Uma boa dica é colocar orégano e servir essa caponata com massas, fica delicioso!
Bom apetite!
1 comentários:
Para usar como canapé, vc usou qual pão, de forma mesmo, do comum ou integral? Pode me dar umas dicas? Hj existem tantos!...
Postar um comentário