quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Risoto ao molho madeira com carne seca

A algumas semanas fiz esse risoto em um evento mas usei iscas de filet, como tinha no freezer daqui de casa uma porção de carne seca, resolvi aproveitar.

Usei nessa receita molho Madeira pronto que não deixa nada a desejar do feito em casa da maneira tradicional. Muito bom e aprovado! De uma maneira muito prática e rápida esse prato saiu rapidinho!

Preciso passar a receita passo a passo? Acho que não, já postei aqui como se faz risoto, nesse caso na hora de refogar o arbóreo coloque a embalagem de molho Madeira e a carne seca. E normalmente vá colocando o caldo de carne como sempre faço.
Finalizando com manteiga e parmesão ralado... Sirva seus convidados!

Aproveite essa ocasião e usei meus pratos novos da Noritake! Lindos não?

Bom apetite!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Alho assado com azeite e mel no acepipe de limão siciliano


A alguns dias postei uma receita de acepipe de limão siciliano indicado pelo meu amigo Sávio. Na receita anterior utilizamos pimenta calabresa e você pode conferir aqui.

Mas como nem todos podem comer pimenta... Resolvi mudar a receita e substituir a pimenta calabresa pelo orégano. Aproveitando, acrescentei um delicioso alho assado no azeite e mel que fiz no dia anterior.

O limão siciliano descascado tem um sabor surpreendente! O azeite de alho e o sal amenizam a acidez, o alho assado com mel deixa o sabor muito especial e o orégano um perfume delicioso!


A receita de alho assado com mel é simples, coloque em uma assadeira 300g de alho descascado, regue com bastante azeite, orégano e um fio de mel. Leve para o forno e asse de 15 a 20 minutos, ou ate ver que os dentes estão começando a dourar, assim, desligue o forno e deixe ali por mais uns 7 minutos. O mel deixa o alho bem mais saboroso!


O legal desse alho assado é que você pode utilizar como tira gosto e utilizar o azeite que fica muito perfumado em várias receitas, inclusive em saladas! Fica delicioso! Se não gostar do sabor do mel é simples, apenas não o coloque na receita.

Bom apetite!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Deliciosa sobremesa de morangos!


Logo após fazer a geléia de morangos tive a idéia de preparar essa deliciosa sobremesa! E pode ter certeza que tidos vão adorar!

A mistura perfeita de morangos, geléia de morangos, suspiros e iogurte de morango! Junte isso tudo e apresente em taças e sirva! É só atentar em algumas dicas.

      Ingredientes

• 900ml de iogurte de morango
• 1 pacote de gelatina sem sabor
• geléia de morangos quanto bastar
• suspiros quanto bastar
• morangos inteiros para enfeitar



      Modo de fazer

Hidrate a gelatina e dissolva, misture no liquidificador com o iogurte e leve para gelar. Depois de firme, misture vigorosamente com a ajuda de uma colher, assim obterá um creme e não pedaços de gelatina de iogurte. Para essa receita precisamos de uma textura de creme, mais aerada.
Monte as taças colocando ao fundo a geléia, por cima o suspiro triturado, coloque uma camada do creme de iogurte. Finalize com morangos inteiros, suspiros e geléia.


Super deliciosa essa sobremesa!
Você ainda pode preparar com outros sabores, pode ser com pêssegos, abacaxi, figos, e a maravilhosa combinação de goiabada com queijo.
A dica é fazer uma mistura de gelatina com o iogurte do seu sabor.


Bom apetite!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Geléia de morangos


Vamos aproveitar a época de morangos e abusar dessa fruta tão gostosa!

Se formos pensar bem, é tão mais saudável fazer geléias de frutas em casa! Além de ficar muito mais em conta. Podemos utilizar as frutas que estão perdendo na fruteira, as frutas da estação, até mesmo ervas e pimentas! Nesse caso como base da geléia utilizamos maçã, ralada e sem casca. Mas isso já é uma outra receita.

Os morangos estão bem em conta, em alguns lugares encontramos bandejinhas por menos de 1 Real!! E nem preciso de falar que tudo que leva morangos fica delicioso! Já postei nesse blog uma receita de crepe de morangos que na ocasião foi um sucesso! Para ver a receita clique aqui.

Acepipe de limão siciliano


Essa delícia me foi apresentada por um grande amigo designer de jóias, o Sávio Garigllio. As peças que ele faz são exclusivísimas! Além de muito lindas. Já havíamos ensaiado outro dia esse acepipe mas sem a pimentinha calabresa. E confesso que prefiro com a pimenta! Fica delicioso.

Essa receita italiana e perfeita para comer com uma ciabatta... Um pão italiano... Ou mesmo aquele pãozinho dormido com um fio de azeite e ervas no forno. Ainda quero experimentar com uma salada de folhas e frutas a minha moda.

domingo, 11 de setembro de 2011

Frango ao mel e gengibre com risoto de maçã


Uma delícia essa receita!

O frango é cozido com o gengibre, cebola, tomates e mel. Com um sabor deliciosamente picante, contrasta
com a suavidade do risoto de maçã. Vale a pena conferir!

      Para o frango

• 600g de coxinhas da asa do frango
• 2 tomates s/sementes bem picados
• 3 colheres (sopa) de gengibre picado
• 1/2 cebola média picada
• 3 colheres (sopa) de mel
• 1 dente de alho picado
• 1 colher (chá) de curry
• 1 colher (chá) de páprica doce
• 1 colher (sobremesa) de cheiro verde (salsa e cebolinha) desidratado
• azeite quanto bastar


Deite o azeite na panela, coloque a cebola o curry e a páprica e refogue. Acrescente o frango, o gengibre, o tomate, o mel e continue refogando. Depois de poucos minutos acrescente um pouco de água (no máximo duas xícaras, para não ficar aguado, se quiser mais seco como eu prefiro, use menos água e no final cozinhe em panela destampada) para ajudar no cozimento e tampe a panela para terminar de cozinhar. Quando estiver quase cozido coloque o cheiro verde e como disse, cozinhe com a panela destampada para evaporar um pouco do caldo, ficando assim mais firme o molho.

      Para o risoto de maçã

• 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
• 1 xícara (chá) de maçã s/casca ralada
• 1 cálice de vinho branco
• 1 litro de caldo de frango (água com 2 cubos de caldo de frango)
• 1 colher (sopa) de cebola picada
• 1 colher (sopa) de manteiga
• azeite quanto bastar

Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola, coloque a maçã, em seguida o arroz, mexa para incorporar e acrescente o vinho branco. Aos poucos e sempre mexendo, acrescente o caldo de frango, no final desligue o fogo e finalize com a manteiga. Nesse risoto, prefiro não colocar o queijo parmesão pois a maçã tem um sabor muito suave e não gostaria de perder isso para o queijo.

 Feito as duas receitas... É hora de montar os pratos e servir!

Bom apetite!

sábado, 10 de setembro de 2011

Carpaccio

Só eu mesmo pra nessa madrugada acordar querendo comer carpaccio. Eu sonho com comida gente! É sério! Acho que é de tanto pensar em cardápios e combinações...

Nessa madrugada perdi o sono, levantei e fui pra cozinha preparar esse delicioso carpaccio. Eu amoooo um carpaccio bem feito! Nesses dias comprei uma caixa de carpaccio das empresas de carne do Chitãozinho e Chororó, achei ele prático porque na caixa já vem com cada carne separada, e não vem já montado os pratos como na maioria que encontramos no mercado.

É só retirar do freezer e montar com quantos círculos congelados de carne vc vai querer sua porção, depois é colocar o seu molho... E bom apetite!

Gosto de preparar o molho com alcaparras e azeitonas bem amassadas, azeite, suco de limão, mostarda, orégano, ou o que mais de gostoso que eu encontrar na geladeira.
Coloco por cima da carne e finalizo com um parmesão ralado.

Delícia!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Gnocchi com carne seca ao molho branco


De tanto falar de gnocchi com um amigo me deu vontade de fazer para o almoço, ficou tão bom que repito no jantar. Ontem um amigo me pediu a receita de um gnocchi, eu passei mas me disse que não ficou muito bom, pensei no que poderia ter feito de diferente de mim... Pois receitas por mais que você passe direitinho as quantidades, sempre fica um segredinho esquecido. A maneira de se preparar os ingredientes é muito importante. Ele me disse que ficou muito mole, pode ser a maneira de cozinhar as batatas! Nunca descasque e pique as batatas levando-as assim para cozinhar. Elas vão absorver água e perder amido, assim pra fazer uma massa firme e com liga, só com "super-bond"! A grande dica é cozinhar as batatas com casca e inteiras, como fiz na apresentação para a tv do escondidinho invertido.

Linguine à manteiga de sálvia

Ontem pro jantar resolvi fazer alguma massa com manteiga de sálvia. Eu comprei a sálvia já pensando em fazer com uma massa na manteiga. Mas tem um porém, apenas sálvia e manteiga sempre me incomodou um pouco, então eu coloco um pouco de cebola. Deixa muito mais saboroso e não briga com o sabor dessa erva deliciosa e aromática.

Ta certo que não é um prato light, mas pergunto, porque raios tem que ser tudo light????? Quer comida que não engorda? Coma apenas alface com alpiste, enquanto eu, prefiro a manteiga. Nem tente usar margarina, o resultado não fica bom.
 
      Ingredientes

• 400g de massa (usei linguine, mas pode ser o da sua preferência)
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 80g de manteiga ou 3 colheres (sopa) bem cheias
• 1/2 cebola muito bem picada
• 25 folhinhas de sálvia
• parmesão quanto bastar

      Modo de fazer

Cozinhe o macarrão e quando estiver quase pronto desligue o fogo e faça rapidamente o molho.
Deite na panela o azeite e refogue a cebola, coloque a manteiga a sálvia e deixe levantar o perfume.
Isso se da em menos de 5 minutos! Mais que isso a manteiga queima e não fica bom.
Escorra o macarrão e dê um leve choque térmico passando por uma água fria. Encorpore o molho e sirva imediatamente, colocando parmesão por cima.

Fica muito mais gostoso com o toque da cebola! Podem comprovar.

Bom apetite!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bolo formigueiro

Uma delicia de bolo! Saiu agora do forno para o café da tarde.
Um pacotinho de bolo branco, podendo ser sabor "festa" eu fiz com o sabor "chocolate branco" de uma empresa que faz bolos de caixinha que prefiro não falar o nome pois não ganhei nada.

Como uma coisa tão simples pode ser tão gostosa? Misture na sua massa de bolo, umas 200g de confeitos de chocolate, aqueles de passar o brigadeiro, envolva e forno neles!

Polvilhei com açúcar de confeiteiro... E vamos comer bolo com café!

Nessa receita me lembrei de um amigo do Rio de Janeiro que adora bolo com café. Sua mãe que é um amor, faz o melhor bolo de milho que já comi!
Um grande abraço ao Josê Bonifácio!

Bom apetite!

domingo, 4 de setembro de 2011

Salada de folhas e frutas com sagu de laranja

Adoro receber os amigos em casa. Adoro montar uma mesa bonita... Escolher os pratos, os cristais os talheres de acordo com o cardápio... É sempre uma grande distração.

Essa salada de entrada usei alface americana e radiccio, morangos, figos e carambolas. Mas o destaque foi para o sagu de laranja que foi uma grande sacada!

Recentemente fiz com sagu o caviar "fake", resolvi fazer uma outra variação e desta vez um ingrediente para essa deliciosa entradinha. Muito simples de fazer.
Depois de cozinhar o sagu em água pura, vai obter as bolinhas transparentes e sem gosto. Retire da água, escorra e deixe as bolinhas hidratando em um pouco de suco concentrado de laranja por uns 30 minutos. Quando perceber que o suco já foi absorvido pelo sagu, deixe na geladeira e espere para servir.

Salada montada, na travessa ou no prato, coloque por cima o sagu de laranja. Fica delicioso!

Bom apetite!