terça-feira, 28 de junho de 2011

Pot Pie de carne e batata com legumes

Pot pie são aquelas tortinhas americanas deliciosas! E o interessante é que você pode colocar o que tiver na geladeira e seus convidados vão achar um luxo! Rs

Para fazer pot pie você pode utilizar potinhos individuais, como no meu caso, ou um refratário maior bem bonito, daqueles que servem a família toda!
O segredo é cobrir com massa folhada e forno.

A receita é bem fácil e prática!
Você pode utilizar qualquer recheio, camarões... Frango desfiado... Ou mesmo carne desfiada, como usei.

Ingredientes:

• massa folhada quanto bastar
(encontra fácil em supermercados)
• 500 gramas de carne cozida e desfiada
• 300 gramas de batatas em cubos cozidas
• 300 gramas de seleta de legumes
• gemas para pincelar

Modo de fazer:

Junte a carne com a batata e a seleta, coloque em potinhos e reserve.
Corte as tampas de massa folhada de maneira que fiquem um pouco maiores que a borda. Cubra os potes e com a ponta dos dedos feche-os com firmeza.
Pincele com a gema e faça três furos na massa por cima.
Leve para assar em forno pré aquecido até dourar. Sirva em seguida ainda quente.

Viu como pode ser bem fácil?

Bom apetite!

domingo, 26 de junho de 2011

Carpaccio de pêras e salada verde

Super dica!
Nessa manhã de inverno ensolarada uma saladinha refrescante cai muito bem!

Fiz o mesmo prato a alguns dias e foi tão elogiado!... Hoje lembrei que ainda tinha algumas pêras na geladeira e... Porque não fazer novamente? E quem sabe não fica delicioso com uma bola de sorvete de iogurte?

Os carpaccios de pêras são facílimos de fazer, se você tem aquele cortador prático, do contrário as pêras podem ficar um pouco grossas.
As folhas verdes podem ser alfaces, rúculas, radicchios, e outras...
O queijo que utilizei foi o gorgonzola e ainda salpiquei uma farofinha tímida de nozes. E o sorvete de iogurte deixa tudo além de mais bonito aos olhos, mais refrescante e saboroso.

As quantidades e o molho, ficam a gosto quem for executar. Dependendo da proporção, uma pêra por pessoa basta para cada prato. Se for servir em pequenas porções, o bom senso é o melhor amigo.

Bom apetite!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pé de moleque "facinho facinho"

Ahhh essas guloseimas de festas juninas!... Todo mundo esquece da trilogia Santo Antônio, São João e São Pedro e sem contar com o Santo Onofre aquele que viveu no Egito e é santo que se reza pra pedir dinheiro (sim! Eu ia as aulas de catecismo).

Os grandes momentos das festas acabam sendo voltadas para as guloseimas e as bebidas. Quem no frio não resiste a uma concha de quentão? E um vinho quente com cravo e canela? Muito energizante realmente, rsrs.

Os caldos... De mandioca (que meu amor insiste em batizar de macaxeira, rsrs), de feijão (que obrigatoriamente deve conter bacon), e por ai vai... Cajiquinha com costelinha, dobradinha com feijão branco (MEU PREDILETO!), os "gourmet's" de barôa com leite de côco, de ervilha com alho poro... E a tentação dos doces! Não cheguei nesse peso por acaso, fato.

Definitivamente o pé de moleque é o meu predileto! Cocada? Canjica? Arroz doce? Ahhh esses também são os meus prediletos! Mas o que fiz e resolvi postar foi mesmo o rei do pedaço, o pé de moleque!

A receita que fiz utilizei leite condensado e algumas pessoas tendem a chamar um pé de moleque assim de "pé de moça", juro que não entendo! Mas é bem mais simples que o feito com rapadura.

Ingredientes:

• 1 xícara de chá de amendoins sem casca
• 1 xícara de chá de açúcar
• 1 lata de leite condensado
• manteiga para untar

Modo de fazer:

Misturei açúcar e o amendoim em uma panela de fundo grosso, quando derreter não deixe dourar muito ou terá um pé de moleque mais escuro, coloque o leite condensado e misture vigorosamente! Quando desprender do fundo da panela passe para uma superfície lisa e untada (uma forma ou uma assadeira) e espere esfriar um pouco e... Geladeira! Depois de Bel. Firme é do cortar. Não precisa conservar em geladeira pois não vai ficar mais molinho, e no caso daqui de casa, nem sobra!

Bom apetite!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Kafta bil forn (no forno)

Enfim o almoço que falei ontem e no último post. A kafta ficou simplesmente maravilhosa! E o melhor, não ficou seca.

Com a massa de carne temperada que disse na última postagem, acrescentei tomates bem picados. Esse é o truque para quando assar não ficar seco, e digo que realça o sabor.

Aos ingredientes que já passei anteriormente, acrescente apenas os tomates.
Unte uma forma com manteiga, coloque a massa pressionando para ficar bem homogênea. Por cima pincele mais manteiga.
Se quiser acrescente rodelas finas de batata ate cobrir tudo, regue com azeite. Faça uma outra camada, agora com tomates fatiados. Leve ao forno médio por 40 minutos, ou mais. É interessante nos primeiros 20 minutos colocar um papel laminado para ajudar no cocção das batatas, depois retire.
Você verá que vai dar muuuita água! Não se assuste, no final ela será absorvida.

Para enfeitar, logo após retirar do forno, pincele molho de tomate e sirva com coalhada seca.


Receita de coalhada seca rápida:


Essa não é a coalhada seca tradicional, a Labanie demora dois dias! Essa é uma versão rápida e não menos saborosa.

• 1 litro de leite INTEGRAL
• suco de 1 limão
• sal quanto bastar
• (1/2 potinho de iogurte)

Leve ao microondas o leite e deixe por 12 minutos na potência alta, em seguida no leite quente, coloque o suco do limão e misture. Imediatamente ira talhar, assim que vc visualizar bem o soro já bem claro, coe em peneira fina.
Na massa tempere com sal e metade de um pote de iogurte.

Se quiser, coloque alho picado, hortelã também bem picada e azeite.
Ou faça a sua maneira.

Bom apetite!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Kafta no pão sírio, ao meu modo

Kaftas são deliciosas e facílimas de se fazer e não têm uma receita definida. Depende de cada família árabe definir os temperos.

Nada mais é que a carne moída com temperos e prensada para ser assada. Os temperos e as quantidades ficam a cargo de quem for preparar.

Nessa versão servida com pão sírio, utilizei uma massa de kafta que temperei para o almoço de amanha, mas não resisti e assei um pouco agora para o jantar.

Ingredientes:

• 1k de carne moída (patinho moído 2x)
• 6 colheres de sopa de zattar (tempero árabe)
• 4 colheres de sopa de gergelim
• 4 colheres de sopa de semente de coentro
• 2 colheres de sopa de páprica doce
• 1/2 cebola media em brunoise (bem peq)
• 6 dentes de alho macerados
• 1/3 pimentão vermelho em brunoise
• 1/2 maço de salsinha picada
• 1/4 maço de folhas de hortelã picada
• suco de 1 limão (com os gominhos)
• 1 colher de manteiga
• sal quanto bastar

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes, muito bem! Coloque em recipiente e reserve.

Para a kafta assada, faça com um dia de antecedência para pegar sabor e quando for assar acrescente a massa 2 tomates bem picados e sem as sementes.

Para essa versão no pão sírio, pegue uma porção de massa e amasse em um prato, deixando bem fino como se fosse um hambúrguer, porém fino. Faça de um tamanho que cubra todo o prato e para ser mais rápido, utilize o microondas, deixe por 1 e 1/2 minuto em potência forte e prontinho!
Coloque dentro de um pão sírio, corte e sirva!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Creme de abóbora com banana da terra

Ontem estive em um restaurante que participou do "Comida de Buteco", um prato relativamente simples e não me agradou muito... Mas um dos ingredientes do prato me deixou com água na boca! Esse creme de abóbora com banana da terra

Abóbora é um dos meus legumes prediletos! Com ela faço além de cremes e purês, recheio de massas, base de risotos, saladas frias e quentes... Não esquecendo dos doces maravilhosos.

O prato participante desse restaurante era uma carne de sol (que por sinal estava com um cheiro forte mas agradável ao paladar), esse creme, uma farofinha de torresmo (cadê ele? Rs) e uns pedacinhos muito tímidos de pequi. Mas vou me abster de dar opinião (rsrsrsrs).

A receita desse creme que fiz hoje é muito simples e nem precisa de passar quantidades pois isso vai mais de cada um, mas pra quem precisa ai vai.

Ingredientes:

• 500g de abóbora moranga descascada e em cubos
• 1 banana da terra
• 1 cubo de caldo de frango
• 1/2 copo americano de leite
• fio de azeite
• 1 colher de sopa de alho picado
• 1 colher de sopa de manteiga
• sal quanto bastar

Modo de fazer:

Cozinhe no vapor a abóbora em cubos e a banana também cortada e sem casca, colocando na água o cubo de caldo de frango. Quando estiver cozida e pronta para amassar, reserve. Deiteno fio de azeite em uma outra panela e doure o alho, acrescente a abóbora cozida com a banana (se quiser colocar o restinho da água com o caldo pode também mas não muita água). Na panela, misture bem firme colocando a manteiga e o leite. Prove o sal e esta pronto para servir!

Bom apetite!

sábado, 11 de junho de 2011

A canjica mais gostosa do mundo!

Essa eu não passo a receita! Rsrsrs
Mesmo porque não fui eu quem fez.

A melhor canjica que eu já comi é definitivamente a da minha mãe! E essa canjica é famosa viu, vem gente de longe pra saborear.
Eu como um pote, depois outro... E outro... Ai meu Deus!!

E não é mentira não. Essa é a canjica mais gostosa do mundo! Pois é feita com o melhor carinho do mundo!

Ovos em Cocotte


Essa entradinha francesa é muito chique! Eu acho o nome lindo! Rsrsrs
É fácil de se fazer e deliciosa! Pode ser apresentada em inúmeras variações.

Ovos em cocotte são quaaaase ovos pochês. São servidos em pequenos potes que caibam de um a dois ovos, esses potes são geralmente refratários pois devem ir ao forno ou ao fogão. Isso mesmo, existem duas maneiras de se preparar os ovos em cocotte, no forno em banho maria, onde demora mais. Já o preparo no fogão, o que eu prefiro, em 5 minutos estará pronto!

A receita é fácil, prática, além de ser um prato muito sofisticado e acompanham-se torradas.

Deixo abaixo uma receita a meu modo.

Ingredientes no ramequim:

• 4 ovos
• 4 colheres de café de manteiga

Ingredientes do molho:

• 1/2 cebola roxa média em brunoise
• 1 colher de sobremesa de manteiga
• 8 colheres de sopa de creme de leite fresco
• 1 colher de chá de farinha de trigo
• 1 colher de chá de mostarda de dijon
• sal quanto bastar
• parmesão ralado para decorar
• sementes de coentro para decorar

Modo de fazer

Para o molho:
Refogue a cebola na manteiga e não deixe dourar, apenas clarear. Junte a farinha de trigo e misture bem! Retire do fogo e coloque o leite, misture para deixar tudo homogêneo. Volte ao fogo para cozer e ficar um pouco mais firme. Acrescente a mostarda e o sal.

Para os ovos:
Em uma panela grande de fundo grosso, coloque a água e os potinhos (ramequins) para fazer o banho maria. Coloque em cada pote uma colher de café de manteiga e deixe derreter, em cada pote coloque 1 ovo e deixe em panela tampada por 3 minutos, tempo suficiente para a clara ficar firme e a gema molinha.
Acrescente então o molhinho e deixe mais 1 minuto.
Enfeite com o parmesão e as sementes de coentro. Sirva com torradas ao lado do potinho, imediatamente.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Risoto de camarão ao perfume de laranja e alecrim

Foi tudo de última hora! Um amigo da família ligou dizendo que ia nos fazer uma visita. Adoro visitas inesperadas (rsrs) mas de pessoas queridas! No caminho pra casa vim pensando no que fazer de gostoso... E fui tentando visualizar o que tinha na geladeira.
Nosso amigo acompanha o blog e sempre elogia os risotos! Então... o prato já estava escolhido, mas risoto de que???

Me lembro que em alguns meses atrás estava vendo novela e vi em um jantar sendo servido risoto de camarões, fiquei com água na boca e ainda queria fazer pra postar aqui no blog.

O risoto de camarão é sempre delicioso em suas inúmeras variações.
Na clássica combinação de arbóreo e camarões que em si já é maravilhosa, podemos enriquecer com outros queijos alem do parmesão no final é claro.
Com queijo cotage fica muito bom! Com mascarpone fica suave e muito sofisticado levando em conta o preço dessa iguaria!! Com queijo minas vai ficar "puxento" mas não menos delicioso e por ai vamos!...
Com as ervas não podemos brincar muito pois elas irão roubar a cena, então cuidado.

Nessa receita quis deixar um pouquinho diferente, resolvi colocar um pouco de suco de laranja e algumas folhinhas de alecrim.

Ingredientes:

• 2 xícaras de arroz arbóreo
• 800g de camarão lavados e marinados com o suco de 1 limão
• 1/2 cebola média em brunoise (bem picadinha
• 1 e 1/2 litros de caldo de camarão
• 2 ramos de alecrim
• suco de uma laranja
• 1 cálice de vinho branco
• azeite quanto bastar
• 1 colher de sopa de manteiga
• parmesão ralado

Modo de fazer:

Para fazer o caldo de camarão ferva dois cubinhos de caldo já pronto e 1 e 1/2 litro de água com os dois ramos de alecrim, fervendo, reserve e separe os raminhos.
Deite o azeite em uma panela com metade da cebola e frite os camarões, prontos, reserve.
Na mesma panela, coloque mais um pouco de azeite e junte o restante da cebola, e as folhinhas do alecrim, refogue um pouco e acrescente o arroz. Coloque o vinho branco, refogue pra liberar aquele cheirinho bom... E vá juntando o caldo aos poucos. Ao final junte o suco da laranja, a manteiga e o parmesão ralado.

Quando vai a mesa o perfume é maravilhoso!
Servi com um vinho branco Frascatti e uma água aromatizada com alecrim e laranja.

Carpaccio e salada no Shopping

Chego a ter calafrios quando vou chegando perto das praças de alimentação de um shopping. Devo confessar AMO um shopping, poucos gostam tanto quanto eu, mas algumas praças de alimentação são um inferno na Terra! Dante iria ter muito material de trabalho, rsrsrs.

Fui ao cinema essa semana e depois deu uma fomezinha, preferiria aquele big sanduba que já começa com "big" que todo mundo conhece e eu adoro! Mas acabei indo em uma especializada em massas que o dono desse blog fofo (somos 2) prefere não dizer por não ter nada a acrescentar.

Não queria massas com as 8 coisinhas gostosas que poderia escolher, preferi comes carpaccio com salada e as 8 coisinhas gostosas.
De cara pedi como estava escrito e como já pedi várias vezes e veja o diálogo, rsrsrs:

- Olá, quero um combinado de carne.
- o sr. Vai querer o carpaccio?
- Vou sim, claro! Pq?
- é de carne crua!
- Não tem problema! (rsrsrsrs)
- nos temos outros pratos também.
- Eu sei que tem, (e comecei a rir) mas você esta com algum problema com o carpaccio?
- não senhor!

Resumindo, acho que ele estava surpreso por alguém pedir carne crua. Nesse caso deve ter faltado um pouquinho de treinamento sobre os produtos da casa.
Fiquei pensando depois, se enquanto ele esta trabalhando por lá nunca chegou alguém pedindo carpaccio? Ou na pior das hipóteses será que alguém reclamou com ele que a carne estava cru? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

No final quando escolhi as 8 coisinhas gostosas e o molho "italiano" meu prato estava lindo e igualmente delicioso!