segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mini tortinhas de berinjela, cottage ao tomate confit

Essas tortinhas foram feitas agora a tarde pro lanche aqui em casa. O título dispensa a receita, e as quantidades ficam ao gosto de quem for fazer.
Mas, conto como eu fiz.

Nem todo mundo gosta de berinjelas e confesso que não gosto de algumas receitas... Mas quando bem preparada e utilizando de um conjunto de ingredientes gostosos, o resultado final sempre me surpreende.
Sempre gostei de Berinjelas com queijo e tomate! Um alho... Hummm muito bom. E isso tudo virando uma tortinha pra um final de tarde especial em família, sempre sobram uns elogios.

Lembram do pão de forma integral com frutas cristalizadas? (aquele que teve gente que implicou, rs). Corte as bases e reserve. Usei um copo mesmo para cortar.
Corte as fatias de berinjela e frija em um pouco de azeite. É simples, pegue uma frigideira, regue com azeite, leve ao fogo e vá frigindo de cada lado até deixar dourar ou levemente tostar. Se necessário, ir colocando mais azeite. Eu utilizei um tomatinho assado com azeite, alho e ervas. Mas você pode fazer os tomates refogados.
Pegue um tomate médio, retire as sementes, corte em cubinhos e refogue com seu tempero; se quiser faça como eu, acrescente uma misturinha pronta de alho, cebola e salsa desidratados, azeite e sal.

Agora é só montar utilizando colheres não tão generosas de queijo cotage, alternado: base de pão, cottage, berinjelas e finalizando com o confit de tomatinho que eu adoro!

O resultado esta aí. Uma delicia!
Essa receita pode ser usada no lanche da tarde e até como entrada de um jantarzinho gostoso. Bom apetite!

domingo, 24 de abril de 2011

Tortinha de última hora

Visitas em casa são sempre bem vindas mas quando não avisam... Ai meu Deus, mas fazer o que né? A gente gosta, rsrs.

Uma amiga da minha mãe que estava aqui no condomínio resolveu aparecer pra dar um oi.
Minha mãe na sala... Na maior folga... Solta a delicadeza:
"oww Gustavo, você poderia fazer uma coisa gostosa pra gente!"

Eu até não tenho preguiça sabe, mas no meio do jogo do seu time é complicado!

Corri pra cozinha com visão de raio X pra ver o que tem e fazer uma coisa rápida, correr e ver o restinho do jogo.

Já montei a receita na cabeça.
Peguei um pão de forma integral com frutas cristalizadas que achei perdido no meio do caminho, cortei e fiz a base da torrinha. Triturei uns pés de moleque que estavam pela frente e fiz uma farofinha. Peguei metade dessa farofa e misturei com um pouco de chantily que tinha na geladeira. Com a ajuda de um cortador fui montado, o pão com esse creme crocante por cima.
Umas bolas de sorvete... Finalizando com o Resto da farofinha e calda de caramelo.
Pronto!

Agora é ver o final do jogo no meu quarto, rsrsrs

Frango ao forno com legumes

Sabe aquela marca conhecida de temperos prontos? Começo com k e termina com norr. Sabem não né? Mas nem importa.

Os bonitos criaram um produto que vem com um saquinho e temperos e vc coloca tudo no seu frango, fecha o saquinho e coloca no forno. Já comprei alguns e fiz aqui em casa, e tive problemas... O tal saquinho sempre rasga!! Só aconteceu de uma única vez que o saquinho não rompeu, foi quando eu fiz tudo com um cuidado sem tamanho! Só faltei recitar poesia pro saquinho!

Hoje eu tentei mais a vez e...
Sem sucesso. Esse saquinho feito pra assar o frango definitivamente tem uma implicância comigo! É impressionante. A ***** sempre rasga! %#€¥£*+%#&@

Apelei! Coloquei tudo em uma vasilha de vidro com tampa, adicionei uma cebola em rodelas, cenoura, barôa e batatas... E forno por uns 30 a 40 minutos. Nem precisa colocar água, só se quiser um frango mais molhadinho, eu prefiro essa receita mais sequinha.
Se quiser colocar cheiro verde, fica bem melhor. Eu que não tinha aqui, e a preguiça de ir comprar!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tomates assados com risoto de manjericão e queijo minas

Minha inspiração era fazer um risoto ontem a noite mas acabei por fazer hoje no almoço.

O manjericão tem um perfume maravilhoso, a casa fica toda perfumada. O cheiro me lembra a casa da minha avó. No quintal haviam alguns pés de manjericão, eu passava sempre batendo a mão por eles pra levantar o perfume... Doce saudade.

Como eu sempre digo, risoto e sempre muito fácil e a combinação do tomate com o manjericão e o queijo minas são igualmente deliciosas.

Ingredientes:

• 1 xícara de chá de arroz arbóreo
• 4 tomates maduros grandes
• 150g de queijo minas ralado
• algumas folhas de manjericão (reservar algumas para enfeitar)
• cálice de vinho branco
• 1l de caldo de frango
• 1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer:

Lave os tomates, corte na parte de cima uma tampa e na parte debaixo corte um pequeno pedaço, o suficiente para ficar de pé direitinho. Retire a poupa descartando as sementes. Pique essa poupa junto com o pedacinho do corte inferior e reserve.
Faça o risoto juntando o arbório a poupa do tomate e as folhas de manjericão, cozinhe com a adição do vinho branco, o caldo de frango e já cozido, termine com a manteiga e o queijo. Reserve para rechear os tomates.
Para ficar mais rápido, não precisa assar os tomates no forno, a dica é colocar cada um com a tampa por um minuto e meio no microondas em potência máxima.
Prontos os tomates, recheie com o risoto, enfeite e sirva ainda quente.

Fica lindo e gostoso!

terça-feira, 12 de abril de 2011

O couscous da caixinha

Na semana passada escutei muito da minha amiga Márcia que tinha ganhado uma caixinha francesa de couscous e estava doidinha pra comer!

A muito tempo eu não fazia o tal couscous da caixinha francesa, a ultima vez que fiz foi estudando ainda gastronomia.

E passando hoje por um corredor no supermercado uma caixinha olhou pra mim e foi surpresa a primeira vista! De cara me lembrei da Márcia e seu desejo de comer o tal couscous. Nem pensei, comprei na hora e disse: "vou fazer uma receita delicia pra ela!"
Ela merece, e sabe que a amo muito!

Pra quem nunca fez é uma receita muito simples e se você quiser pode até usar a cuscuszeira marroquina na sua avó, mas não vai precisar.
A receita que vou passar aqui é bem simples. Até minha irmã pode fazer (rsrsrs).

Ingredientes:

• 2 xícaras de chá de couscous
• 2 xícaras de chá de água
• 1/2 cubinho de caldo de frango
• suco de 1/4 de um limão
• azeite a gosto

Modo de fazer:

Ferva a água com o 1/2 cubinho de caldo de frango, desligue e acrescente o couscous com o azeite e deixe hidratar por uns 3 a 4 minutos.
Pronto, coloque o suco do limão e sirva.

Ta vendo??? Olha que coisa mais fácil!
Como acompanhamento, pode servir uns legumes puxados... Com um franguinho assado...
Eu gosto com frango e purê de cebola roxa, mas isso é oooutra receita.