sexta-feira, 30 de julho de 2010

em sampa...

aaaai que saudade! e não é de escrever aqui não, rsrsrsrs
mas estou a uns dias mesmo sem postar, mas graças ao final de semana passado.

e QUE FINAL DE SEMANA!!!!!!!
a muito tempo não me via tão feliz! estar ao lado das pessoas que a gente gosta é muito bom.
vou tentar ser sucinto mas também ser completo.

sexta

cheguei na sexta a noite em sampa, e já no aeroporto ganhando uma caixa de chocolates em formato de rosas da casa Kopenhagen, que delícia! como é bom chocolate!
e para minha surpresa, foram fabricados aqui em Minas, na cidade de Extrema.
acho que ouvi... ou li alguma coisa sobre isso a um tempo atrás... que essa cidade mineira estava se destacando no mercado internacional por abrigar algumas fábricas de chocolates.
já em casa, era hora do jantar, e quem disse que eu queria sair, estava muito cansado... pedimos uma pizza paulistana (rsrssrsr), deliciosa! e não era por eu estar com fome não, era boa mesmo!
descobri um sabor muito interessante!

sábado
como é bom não precisar de acordar cedo! rsrsr
o almoço já estava programado, não o jantar. e o almoço foi em um restaurante especializado em frutos do mar, eu estava maluco para comer ostras!
e.... ostras comemos! muitas. geladinhas.... com um limãozinho... hummmmm... delícia!
em seguida, uma mariscada de mexilhões em molho de tomates frescos, e com as conchas tomamos o caldinho do fundo, junto com pãezinhos.quando.... passou um gratinado de siri... pedimos! he he sem comentários!
e a sobremesa? não poderia faltar... merengue de morangos ao chantilly
olha a foto ai, foi a única que consegui tirar, ou melhor que lembrei... estava tudo muito gostoso... o vinho... a conversa... o carinho... o amor... tudo!

a tarde um passeio no shopping e um lanche na starbucks, que dispensa apresentações.

a noite foi a surpresa!!!
não consegui me conter com a notícia de termos conseguido uma reserva no D.O.M. !
isso mesmo! do Alex Atala.
eu nao conhecia o D.O.M. e pude ver o pq do título de melhor restaurante de São Paulo. Vale cada estrelinha no guia michellin, rsrsrsrsrsrs.

jantar especial, merece um espumante! e por indicação do sommelier escolhemos um "ferrari".
o cardápio ficou a cargo do menu degustação oferecido pelo maitre, um misto de pratos fantásticos do Alex Atala por vários anos de trabalho.
  • 1o. prato - rodelinhas de palmito pupunha com vieiras e um molhozinho incrível! servido em uma pedra de ardózia.
  • 2o. prato - ostra gratinada com farofa de brioche servida com sagú e caviar de salmão.
  • 3o. prato - palmito pupunha em formato de talharim, isso mesmo, talharim! com molho carbonara. foi realmente uma surpresa de sabor!
  • 4o. prato - tornedos de javali com puré de canjiquinha e redução (redução mesmo!! era só um fio) de vinho do porto. a canjiquinha estava ótima! rsrssrsr
  • 5o. prato - (eu já não aguentava mais!) nao acreditei no que vi, era um puré de batata com queijo minas e gruyere, era um cena a parte! o garçom apresentava o prato numa cena malabarista! ele vinha enrolando a massa entre o garfo e uma colher... e enrolava... enrolava.... até colocar um pouquinho no prato e nos deliciar com uma surpresa de sabor e textura!
  • 6o. prato - a sobremesa! bolo de amêndoas com sorvete de whisky e aromatizado com um um massala incrível!
isso tudo sempre ao sabor do espumante fantástico!
só não tirei foto pra postar que seria o fim não? rsrssssrs nuuuuuunnnnnnnnnnca!!!!!!!

domingo
dia de voltar pra BH deu um apertinho no coração... mas levantar da cama sabendo que ia conhecer o Olivier Anquier, e conhecer o único prato que é servido no seu restaurante, o "entrecote de ma tante".
um contrafilé com um molho secreto delicioso! acompanhado de batatas fritas, e uma saladinha de folhas antes como entrada.
se sobremesa a escolha fica entra apenas algumas poucas, eu escolhi creme brûlée do Olivier, e ainda pude tirar uma dúvida que tinha, sobre ele usar ou não mel na sua receita. e ele usa. rsrs

a tarde... passeio pela oscar freire nos jardins... e uma passadinha numa delikatessen para comprar água de rosas... e uma caixinhas de balas legais, faço coleção.

saudade e aperto no coração sabendo que meu vôo sairia a noite....

terça-feira, 20 de julho de 2010

risoto mineiro

ontem no trabalho ganhei dois mamões verdes, eu havia cantado um mamão verde pra um colega de trabalho que tem um sítio. ele sempre fala das verduras e das frutas que crescem por lá, quando ele disse que tinha mamão mas que pena que estavam verdes... eu lembrei de uma receita que minha avó fazia e eu amava; mamão verde refogado com carninha moída!

ele trouxe mamões verdes e me deu! eu nem acreditei.mamão verde não é uma coisa de se encontrar no mercado, a gente não acha na feira não! então se deu vontade... tem que tentar arrumar com alguém que tenha sítio ou coisa assim.
cheguei em casa e fui fazer!
refoguei a carne moída, coloquei os temperinhos... coloquei o mamão ralado e deixei cozinhar um pouco.

mas como dentro de cada homem existe um chef! eu deixei o meu falar mais alto. e se desse refogado de carne moída saísse um risoto??????????

uau! que ideia! risoto de mamão verde com carne.esse ai da foto.


e simples... fazer o risoto com o caldo de legumes, quando estiver quase pronto acrescentar o refogado de mamão verde com a carninha moída, envolver... e finalizar com manteiga e parmesão, no caso usei um pedaço de grana-padano que tinha aqui.


e estava gostoso!!! muito gostoso. e tão mineirinhooooooo...... rsrsrsrsrs

segunda-feira, 19 de julho de 2010

a surpresa... costelinha!

costelinha de porco já é uma delícia por si só.
agora... costelinha de porco (a gostosa por si só) na panela, você chegando em casa, morrendo de fome, o cheirinho lá no elevador... isso tudo combina que é uma beleza!
pois foi que aconteceu agora. acabei de chegar com fome ela estava lá - estava pq eu comi primeiro antes de postar.

não resisti... tive que tirar uma foto do prato!


mineirinho messssmo!
azzozim com raiz de cúrcuma, costelinha de porco, batatas cozidas no caldinho da carne... e minha barriga que já estava roncando!

domingo, 18 de julho de 2010

jantarzinho gostoso

ontem cheguei tarde e não aguentei postar.
mas o jantar... como sempre, maravilhoso!
o mais legal de um jantar entre amigos é exatamente ser assim, muuuito bom!
a gente não come só comida, longe disso... a gente come comida, toma vinho, joga conversa fora, diverte, descobre coisas novas, faz planos... ahh é muito bom.
ahhh o vinho! falando de vinho, que delícia aquele argentino!!

desta vez comemos samossa!!!! que com certeza, dispensa comentários de tão boa, eu adooooro as samossas da Márcia. e quando acompanhadas do chutney de manga que só ela sabe fazer, é o céu!


surpresa foi o ratatuille do Sávio! olha como são as coisas... depois do sabor forte e delicioso das samossas, o paladar foi invadido pela leveza e delicadeza do ratatuille, estava devidamente original, e como foi feito ontem mesmo, hoje deve estar maravilhoso também! rsrsrsrsrssrss
estava tão suave... que sabor!!!!! e eu acho tão bonitinho de ver ratatuille na panela, eu gosto de ver os ingredientes ali arrumadinhos e entrepostos, cada um doando sabor e aroma, a cebola ganha um sabor maravilhoso! DIVINOOOO.


a sobremesa ficou por minha conta, e não ficou ruim não.
como estamos em época de morangos uns crepes caiem bem.
mas amigos deliciosos merecem crepes deliciosos.
garanto que gostoso estava! só de lembrar deu vontade de comer novamente.
e tão facil de preparar... quem quiser a receita eu mando.


alguém anima de uma sobremesa agora? é só a gente combinar um jantarzinho... cada um faz uma coisa... é sempre sucesso.

terça-feira, 13 de julho de 2010

o crepe de laranja!

parece até brincadeira, mas é verdade, estou de dieta!
não como doce a semanas, evitando frituras e comidas pesadas, e entrando nas saladas!
as vezes acho que pra emagrecer a gente tem que comer alface com alpiste, o alface já não engorda mesmo e o alpiste tem fibras, então deveria ser uma excelente dieta pra mim.

mas não adianta, quando a gente nasce pra ser safado a gente é mesmo! que raio de dieta que nada!
me deu uma vontade agora a noite de comer um doce!abri a geladeira e nada... os palmiers de ontem... sumiram, devem ter sido abduzidos (eu tinha encontrado uns palmiers deliciosos, mas como estou de dieta havia deixado pra comer depois) rsrsrs.
mas pra quem nasce pra ser safado e rompedor de dietas... e ainda foi estudar gastronomia...
acaba indo pra cozinha e sai adivinha o que? um crepe de laranja!!!!!!!!!!!!!!!!


não é um crepe suzette porque esse leva cointreau, licor de laranja. no que fiz resolvi não colocar. mas pela foto deu pra ver como ficou bom.
e é tão fácil de fazer....

para a massa: ovos, leite, farinha de trigo, suco de laranja, açúcar e manteiga.
bater no liquidificador... e fazer os crepes na frigideira, reservar.

para a calda: mais simples ainda, suco de laranja, raspas e açúcar, levar ao fogo pra engrossar e pronto!

alguém duvida que ficou bom?

quarta-feira, 7 de julho de 2010

caponata

quem não gosta de uma caponata?
o que muita gente chama de "conserva de beringela" tem esse nome, e juro que não entendo o pq do "conserva" mas tudo bem... nunca entendi mesmo muita coisa.
meu pai é o maior da minha caponata, ele até conta para os amigos... "meu filho faz uma coisa boa com beringela!... como é mesmo que se chama filho?". eu morro de rir! mas modesta parte, fica muito boa mesmo.

mas como cada um gosta de maneira... eu prefiro fazer com os ingredientes cortados nem tão grandes, nem tão pequenos pq desmancham. mas prefiro menor para poder comer acompanhado com um pão sírio... ou com pãozinho francês mesmo! é uma delícia! como até com biscoito salgado!

nesta aí de cima eu usei beringelas, pimentões vermelhos e amarelos, cebola, passas, azeitonas e bastante alho, e um pouco de salsinha, não esquecendo o azeite, sempre de boa qualidade!

terça-feira, 6 de julho de 2010

as ostras caras!

hoje saí mais cedo do trabalho. estava um final de tarde tão agradável! caminhando resolvi passar em um shopping pra comprar alguma coisa pra jantar.
não resisti quando vi aquelas ostras! não é sempre que se vê ostras frescas em uma supermercado, ainda mais em BH! elas estavam lá... me pedindo pra levá-las pra casa! mas estavam tão caras!!!!
mas... depois de um suspiro, coloquei na cesta.
no caminho pra casa ja estava pensando no limão... e na faquinha francesa de abrir ostras que não fazia a menor ideia de onde estava.
eu queria algo que nao fosse apenas espremer um limãozinho e... glupp! vc sabe...
então pq não ostras gratinadas??????? pois bem! fiz o cremezinho com queijo fundido e... dê só uma olhada!

frio e chocolate frio

com esse frio todo, o bom é passar frio direito!!!
mas em um lugar onde o frio se torne charme... e se tiver alguém do lado pra ajudar as fotos ficarem mais bonitas e esquentar os pés a noite, melhor ainda!

estive em Ouro Preto, Minas a algumas semanas - detalhe no banner com foto aqui em cima, Ouro Preto sim galera!
nessa cidade que adoro, tem cada restaurante bão!.... e uma chocolateria muito boa!
tenho só medo de começar a ir a cidade só pela torta de maracujá, chantily e chocolate que servem nessa chocolateria. é uma excelente pedida!


só lembrei de tirar a foto depois de já ter comido a metade! rsrssrsrs

frio e chocolate quente

é incrível como essas noites de inverno estão frias... de dia quente, a noite a gente fica com os pés gelados!
nada melhor pra esquentar que umas bebidas quentes e um chocolate quente... no frio... é uma excelente pedida. mas nada de nescau ou toddy "sabor que alimenta"... eles possuem uma quantidade de cacau muito baixa. melhor mesmo, e por um preço legal, a gente encontra no supermercado, ao lado mesmo do seu nescau, a caixinha do chocolate dos dois frades, sim... aquela da caixa vermelha... sua concentração de cacau é de 50%.
mais gostoso e menos doce que os comerciais. mas lembre-se aqueça o leite antes, se não vc vai ficar uns 3 dias tentando fazer com que o chocolate se incorpore ao leite!


olha o que eu fiz hoje, um chocolate quente na xícara suja com calda de chocolate, chantily por cima e cacau.
delícia e esquenta!

domingo, 4 de julho de 2010

restaurante Amigo do Rei

nao poderia deixar de postar sobre um restaurante que fui anteontem.
o Amigo do Rei serve comida persa, comida típica do Irã. no site do restaurante podem obter mais detalhes: www.amigodorei.com.br

sempre tive vontade de ir a esse restaurante, sempre tive boas referencias e muitos elogios.
minha surpresa ficou a início pela decoração simples e o atendimento feito pelo próprio esposo da proprietária Nasrin Haddad Battaglia, que chegou ao Brasil em 1990 e é casada com o artista plástico brasileiro Cláudio Battaglia.


de cara pedi a carta de vinhos, e... como diz um grande amigo mais enófilo que eu, na dúvida... peça um chileno, rsrsrsrsr, excelente pedida! no Amigo do Rei não servem vinhos brancos, só tintos.

no menu, poucos pratos, mas a dúvida seria mais cruel se houvessem mais pratos, eu queria poder provar de tudo! extremamente cruel a dúvida do que comer quando se chega em um restaurante...
de entrada pedimos dois pratos e ficavamos alternando... cada hora trocavamos de pratos, rsrs.
tomamos duas sopas:
- sopa de romã, servida com temperos iranianos, caldinho de carne, lentilhas, arroz basmati
- sopa gelada de iogurte, servida com passas, pepinos picadinhos e rosas, muuuito boa!
passando as entradas, escolhemos os pratos principais que mais uma vez trocamos os pratos para provarmos cada um, rsrsrsrs.
- carne acompanhada de verduras iranianas e temperos, arroz basmati com açafrão verdadeiro, e um limão em conserva... que estava o ponto chave, seu perfume ficava na gente!
- palheta de cordeiro, macerada com fradinho e lentilhas, acho. acompanhada de cumbuquinha do caldo com pedacinhos de pão folha, estava maravilhoso!!!!!!!
e a sobremesa?... fiquei a princípio sem querer sobremesa, estava mais que satisfeito, mas a curiosidade me rondava. pedi!
- uma espécie de romeu e julieta do irã, um doce de cor laranja, que me lembrava muito abóbora, servido com queijo cottage, onde disseram que se assemelha muito com o queijo produzido naquela região. para minha surpresa não era abóbora, eu tinha que perguntar! era cenoura!!!! acabei me surpreendendo! o sabor estava tão suave! ano estava muito doce e o perfume da água de rosas me deixava com a alma leve...

queria poder ter fotos pra postar tb, mas... vale a pena conferir.



www.amigodorei.com.br
Aberto de Terça a Sábado para jantar das 19:30 às 23:00hs
Belo Horizonte
Rua Quintiliano Silva, 118 - Santo Antônio
Tel.: (31) 3296 3881 begin_of_the_skype_highlighting (31) 3296 3881

o morango no doce!

é difícil encontrar quem nao goste de morangos...
frutinha gostosa essa! ja fiz muita coisa com morangos. faço um risoto de morangos frescos... que fica de comer ajoelhado! é tão simples... basta picar os morangos, e ao fazer o risoto ir acrescentando os morangos picadinhos... lembrando que fica mais gostoso fazer esse risoto ao caldo de legumes e "bouquet-garni".
mas morango me lembra mais doces, geléia de morango deve ser uma das coisas mais fceis de fazer. e com a geléia em mãos... ai a gente faz a festa! A FESTA DA GELÉIA DE MORANGO! rsrs

quer uma sobremesa fácil de morangos frescos?vamos la...
vamos precisar de morangos, chantily e suspiros e geladeira!
a montagem fica por conta da criatividade de quem tiver a boa vontade de fazer sem comer tudo antes. mas o resultado... ahhhh o resultado. esse não tem comentarios!


quem fizer guarda um pouco pra mim!
me contento com fotos.

um jantar indiano

lembrei de uma coisa legal pra postar, ano passado fui convidado a um jantar indiano típico, a comida estava maravilhosa e as pessoas mais ainda, me senti na própria Índia. comemos samosa (esse pastel indiano da foto) junto com um chutney de manga fabuloso.


depois um "fusion" de penne ao molho indiano onde parecia comer uma perfume condimentos, esse estava apimentado mas... adorei as pétalas de rosa em cima da mesa.
genteee, quando a boca aaaaaaarde de pimenta, coma pétala de rosa, da um resultado refrescante!
o que seria de mim sem elas...
agora a sobremesa... ahhh essa estava de comer ajoelhado na semente de romã, rsrsrsrs,
um pudim super suave, delicioso, com gosto de não sei explicar, mas se carinho tivesse gosto acho que seria desse pudim. parecia ser ao leite de coco especiarias e uma calda de pimenta dedo-de-moça, acreditem só fui descobrir que na calda tinha pimenta depois, sabe aquela sensação de que que quando cai na boca você vai sentindo uma coisa tão gostosa, um sentimento tão doce e suave que acho que u comi mais com a alma que com qualquer outra parte do corpo. queria ter tirado foto, me lembro de sentir ao longe o gosto da agua de rosas...
o mais legal foi o efeito de um "blanc-des-blancs" (vinho) causa nas pessoas, kkkkkkkkkk

da soja

outro dia conversei com uma grande amiga sobre comida, conversa vai e conversa vem, não sei pq cargas-d´água começamos a falar da soja.
soja é ótimo mas pena ela não concordou muito comigo, não sei pq... soja serve pra muita coisa, soja dá até leite! logo dá queijo (tofu) que serve bem pra quem tem intolerância a lactose, chega a ser delicioso acompanhado de molho de ostras.
já fiz tanta coisa com soja, saladas e mais saladas... pudim, substituindo a carne moída... como recheio em massas e tortas... gente, muita coisa!
lembrei de uma foto que tenho de um salpicão de soja, super simples, é só trocar o frango desfiado pela soja e se quiser um prato vegetariano típico, não coloque presunto.
fantástico! só delícia.

de saladas


olha a delícia! saladas deveriam ser veneradas... são fáceis de fazer, são praticas, alegram os olhos, fazem bem a saúde, são leves, saborosas e ajudam no processo de perder peso, a melhor de todas as vantagens.
adoro fazer saladas por mais que vc faça sempre a mesma receita ela sempre fica diferente, vc pode apresenta-la de diferentes maneiras, abusando das folhas... dos temperos... das ervas, e do que vc tiver na geladeira.
vc pode criar! colocar o que quiser em uma salada. folhas, embutidos, carnes, queijos, frutas, legumes, verduras... daí vem a sua criatividade e BOM SENSO, claro!
e os molhos... esses são fantásticos! podem ser simples ou até mesmo ligados. o tradicional vinagrette que leva azeite, vinagre, água, salsinha e cebola em brunoise. um outro ligado como o feito com maionese, creme de leite, e o sabor, que pode ser um pacotinho de suco de manga... morango... limão... ou ate mesmo um pacotinho de tempero com sabor, destes que se encontra no supermercado. o meu predileto é tão simples... azeite, vinagre, agua e um pacotinho de tempero próprio para saladas, fica uma delicia!
agora, mãos a obra e crie a sua! he he

(salada a cima: alface crespa, tomatinho cereja, queijo minas passado no azeite e no orégano e o delicioso presunto de parma!)

dos festivais "comidas de Buteco"

é incrível como as pessoas não sabem ler...
comida de b u t e c o ! o que vem na sua cabeça? cogumelos paris? ingredientes importados? bacalhau? (bem, esse pode acontecer) shitake? vol-au-vent de frutos do mar? ahhh gente!
que piada... primeiramente, comidinha de buteco tem que ter a cara do buteco, e buteco não é um lugar sofisticado, muito pelo contrario, é simples. o que nao quer dizer que precise de ser feio e sujo não.
existe uma nova onda de que ir em buteco é "cult" é "up" mas não é nada disso, a pessoas assumem posturas de modinhas e isso não é nada "up".
um lugar para as pessoas irem e se divertirem (estou ainda falando de buteco), sentar com os amigos, jogar conversa fora, de maneira sem pressa, informal... isso é buteco. aliado a isso, as pessoas têm fome e sede, a sede quase sempre vai representar a cerveja (prefiro água) mas as comidas têm de ser uma coisa rápida de preparar, fácil de ter constantemente, e com ingredientes baratos, ou mesmo não tão caros. entenderam?
esses festivais que existem pelas cidades de comida de buteco são ótimos, necessários pra uma reciclagem no setor de alimentos e bebidas e tal, mas eu vi cada coisa!!!!!!!!!!
meu Deus! o que tem de buteco um "vol-au-vent" de frutos do mar ao curry? filet mignon de carneiro com molho de frutas vermelhas, papelote de linguado enfeitado com endívias! endíviasss! meu Deuuuussss!
é o fim do mundo? onde esta o tal buteco? cadê? isso pra mim esta parecendo um restaurando francês, com entrada, prato principal e glamour. alguém tem que falar pra esse povo que comida de buteco não é menu desgutacion não genteee.
vamos parar, rezar... e ver que comidinhas de buteco são coisas simples, mas porém podemos fazer mil e uma inovações. uma apresentação legal, um nome insinuante... uma combinação de produtos legais, de qualidade, pra isso precisa-se de bons fornecedores, boas ideias e principalmente, muuuito bom senso!
bom apetite e cuidado com a pimenta.

do nome

bem, acho que a primeira postagem deveria começar com um "bem" mesmo. era que sempre me vinha a cabeça quando eu imaginava que iria iniciar um blog... na certa ja vinha toda uma carga de responsabilidades, de continuar postando... de alimentar com coisas interessantes...
e que tipo de conversa ter aqui? nao me vinha outra coisa se não falar sobre comida, ou falar em volta da comida. é na cozinha que temos as melhores idéias! na cozinha de roça a gente se esquenta, na cozinha da avó a gente lembra da família, da cozinha que temos as melhores lembranças da infância...
fiquei aqui por dias pra tomar coragem de iniciar de verdade isso e o pior vinha na cabeça - o nome! que nome dar a um blog que quero falar sobre comida, impressões, receitas, falar mal de alguém (essa parte poderá acontecer mas nao posto nomes, rsrsrssr).
parei para ouvir música... e... batata! tive uma luz, meio de fundo de forno... e percebi na letra de uma música do Affonsinho (daqui de Minas) "Vagalumes" um título prá esse blog.

"Vê se cabe no fundo da panela
Uma ponta do mel do seu cabelo
Um azul de voar pela janela
Uma letra de canção de amor..."

só espero nao morrer de preguiça prá postar.